quinta-feira, 29 de maio de 2008

:: Saliência

Essa é do blog do Ancelmo. Alguém resolveu mostrar todo o seu domínio da língua portuguesa e, ao invés de dizer que Gago Coutinho foi um geógrafo de destaque, escreveu essa preciosidade. Fala sério! Nós, geógrafos, já não gozamos de uma reputação muito boa... Aí vem um mané qualquer e mete uma dessas?

terça-feira, 27 de maio de 2008

:: Sutilezas

As sutilezas existem para salvar nossas vidas.

E, mais uma vez, tudo deu certo.

terça-feira, 20 de maio de 2008

:: Tudo vai dar certo

Mais uma vez aquela sensação de que tudo vai dar errado. De vez em quando ela aparece... Em geral, chega junto com um período de mudanças. Aliás, em geral chega por causa das mudanças. As mudanças envolvem perdas. Pelo menos as mudanças às quais me refiro e pelas quais já passei e volto a passar. E são perdas muito doloridas. As de agora, em especial. As do passado já superei e elas até foram recompensadas, mas naquelas ocasiões a sensação de que tudo daria errado era muito clara, incontestável. Agora a sensação é de que, quem sabe, como das outras vezes, nem tudo dê errado, embora, à primeira vista, pareça que dará. E é isso que me amedronta ainda mais. Será que agora, por relativizar a sensação do "tudo vai dar errado", tudo dará errado?

quinta-feira, 15 de maio de 2008

:: Juízo

Uma grande perda.


Retirada do Blog do Noblat.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

:: Descarga

A sensação de saber quando seu vizinho vai ao banheiro não é muito confortável. Cenas repugnantes começam a brotar na sua imaginação. E, embora eu não tenha a visão além do alcance, como o Lion, líder dos Thundercats, eu sei exatamente quando alguém no apartamento superior vai ao banheiro. E, pior ainda, sei quando é número 1 e quando é número 2. É que o sistema de descargas dos apartamentos de uma mesma coluna do prédio é interligado. E a descarga do apartamento de cima está com um probleminha: ela cria um vácuo no cano de água que faz com que a minha descarga dispare junto com a dele. Enquanto não consertarem, eu continuarei acordando às 3h da manhã com uma descarga curta (número 1) e novamente às 5h45 da manhã com uma descarga longa, às vezes seguida de outra, também longa (número 2). É impressionante como o instestino do pessoal lá de cima é regular. Eles devem comer um pote de Activia todos os dias...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Coceira

Sabe aquele pessoal que já tem muita coisa com o que se preocupar mas está sempre arranjando mais sarna pra se coçar e depois ficar reclamando que não tem mais tempo pra nada? Então. Eu sou o presidente do clube.


Com certa freqüência eu dedico boa parte do meu tempo de aula para apresentar, aprofundar e refletir com os alunos sobre notícias que estão em evidência nos principais veículos de informação do país. Não apenas porque muitas delas nos atingem diretamente ou são reflexo de nossas ações, mas também porque os vestibulares costumam utilizar o noticiário como base para a elaboração de questões. Os assuntos são sempre os mesmos, mas ganham novas roupagens de acordo com a tônica do debate envolvendo este ou aquele tema. Pode ser um conflito, uma eleição, um genocídio, um desastre natural, não importa: lá estarão os pontos centrais dos próximos exames de seleção.


Então decidi criar um blog com este perfil. Notícias comentadas, sugestões de leitura e algumas coisinhas mais. Istmo é meu novo blog. O blog do professor Faber Paganoto. Lendo assim até parece importante, né? Que ele seja útil, ao menos. Tem link ali do lado, mas dá pra acessar por aqui também.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

:: Democracia

Não queria voltar ao assunto, mas não resisti: parece que vivemos, de fato, numa democracia. Todos têm seu lugar na praia! Ou você pensava, como eu, que apenas pick-ups com tração nas 4 rodas tinham destaque em capa de jornal? Agora estou convencido de que conseguiria até um editorial dedicado a mim na segunda-feira passada.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

:: Trânsito livre, sem retenções

O que houve com o trânsito do Rio? Peguei a Av. Brasil sem nenhuma retenção de Bangu até o Centro. Nada na altura de Parada de Lucas, nada na saída da Ilha, nada no acesso à Linha Amarela, nada na altura do Caju. Depois, pistas livres na Leopoldina e na Presidente Vargas. O santa Bárbara foi atravessado em dois minutinhos. Não que eu tenha sentido falta, mas que foi estranho, foi. Foi tão estranho, que eu quase tive vontade de seguir até a praia e jogar meu carro na areia. Se eu não tivesse me contido, amanhã eu estaria na capa do jornal do Sacre-Coeur e ganharia uma notinha na próxima edição da Revista da História da Biblioteca Nacional.
-------------
Terça-feira, 06 de maio.
Em tempo: hoje, ao ler o jornal, descobri que entrou em vigor ontem aquela determinação da Prefeitura que proíbe a circulação de caminhões em determinadas ruas da cidade nos horários de maior tráfego. Será esta a explicação para tão estranho fenômeno? Eu duvido. Até porque grande parte da Av. Brasil não está na lista truck-free.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

:: Atolou


Se fosse o meu 1.0, não dava nem nota n' O Povo online.