sábado, 11 de setembro de 2010

11 de setembro

Hoje, na TV paga, diversos programas especiais lembravam os atentados de 11 de setembro. De 2001. Nenhuma menção, porém, fazia referência ao 11 de setembro de 1973. Um absurdo.

O ataque às torres gêmeas do WTC em Nova Iorque é lamentável. Mas colocado da forma como é, pode passar a impressão - e não me parece que seja acidental - de que os Estados Unidos, defensores da paz universal, foram traídos e atacados cruelmente em seu território.

Terrorismo maior foi cometido em 1973, num mesmo irônico 11 de setembro, quando caças da força aérea chilena, instigados, financiados e protegidos pelas forças militares estadunidenses, abriram fogo contra o palácio presidencial, assassinando o presidente Allende, democraticamente eleito e empossado e dando seu posto ao sanguinário ditador Augusto Pinochet.

Fazem 37 anos.

------------------------------

Um outro cruel e repugnante ataque terrorista já havia sido cometido anos antes, em 1945. Duas bombas de hidrogênio devastaram cidades inteiras e junto delas 250 mil vidas. O terrorista não era árabe. E com a guerra já ganha, o objetivo dos ataques não era qualquer outro se não o de promover o terror e o medo, anunciando uma nova geopolítica mundial.

2 comentários:

Thá Teixeira Gerk disse...

Quanto tempo não passo aqui! =)

Mari disse...

Já assistiu a esse vídeo: http://youtu.be/7vrSq4cievs ?
achei muito bom e relacionado ao seu texto.