terça-feira, 22 de setembro de 2009

:: Férias no Suriname

A parte boa de ter resolvido ler, neste fim de semana, meu caderno de anotações da viagem à Bolívia e ao Peru em 2006, foi poder reviver cada momento. Foi uma viagem inesquecível, mas certos detalhes que estavam descansando em algum cantinho da minha memória resurgiram com todos os sons e cores a cada linha lida.

A parte ruim é mais ampla.

Primeiro que eu pude me dar conta do quão brega eu posso ser com as palavras. Dava pra ser objetivo, mas lá estava eu sendo prolixo e caprichando nos floreios. Deve ter sido o ar dos Andes. Ou 'o azul intenso do Titicaca contrastando com o dourado ressequido da vegetação do altiplano'.

Depois que todo o improviso que marcou o planejamento (a falta de) da viagem aos Andes se mostra inviável dentro do Brasil. Hotéis e pousadas no Nordeste já próximos da lotação para a temporada de janeiro é a constatação a que chego após uma breve conferida no google.

Isso sem falar que é muito caro viajar no Brasil. Tá, todo mundo fala isso, mas é assustador. Quinze dias no Nordeste, sem luxo, pousadinhas básicas, aluguel de carro 1.0 sem ar, saem por um valor equivalente a sete dias no Caribe em hotel cinco estrelas. E não estou especulando: estive no Caribe em abril.

Moral da história: vou começar a pensar em outros destinos na América do Sul. Uruguai, Equador... Suriname! Taí! Nada mais exclusivo que uma temporada no Suriname.

Nenhum comentário: