segunda-feira, 22 de setembro de 2008

:: Alívio

Deu vontade de esbofetear. Me controlei, sensato que sou. Me dá muita raiva quando uns poucos gatos pingados detonam um projeto coletivo. Isso é até corriqueiro, talvez eu devesse me acostumar. Outro dia mesmo o André escreveu sobre aquele texto da Marina Colassanti. Andei pensando sobre o assunto. Não quero me acostumar. Às vezes é bom, é verdade, mas eu não quero. Não dessa vez. Não nesse caso. E aí eu quase estourei, o sangue subiu à cabeça, saiu fumacinha, eu posso jurar. Em geral resta a porrada moral. Aquela que nem sempre dói do jeito que a gente gostaria que doesse porque o esbofeteado-moral não consegue alcançar a sutileza na porrada. Mas pelo menos internamente sinto-me aliviado. Imagine só, nivelar-se por baixo. Terrível. O mínimo necessário como regra, a lei do menor esforço. Deprimente. Rastejar para sempre é o destino dos que assim pensam.

4 comentários:

Breno disse...

Adoro como você coloca as coisas de forma tão sutil que não entendemos a situação em si, mas o que ela proporcionou. Humm.
Faber, eu fiquei horas procurando um aforismo no livro de Nietzsche que eu tenho que, pelo que eu me lembrava, tinha muito a ver com o que você sentiu. Depois de um tempão pra achar, vi que ele era enorme e nem tinha tanto assim a ver com a situação, pois fala de paixões e coisas assim. Depois se você se interessar, até te mando, mas de uma maneira geral, o que ele diz é que o que fazemos no calor da situação, temos de arcar com as conseqüências na frieza da sobriedade. Ok, exageros à parte, o que ele quer dizer é que esse é o nosso maior fardo - lidar com as emoções. Não sei se você leu a postagem sobre ele que fiz no Introventivo, depois dá uma olhada, qualquer coisa. O livro é muito interessante, se quiser te empresto depois.

Faber disse...

Eu li sim, Breno. Achei que tivesse comentado até. A Marina, minha noiva, está lendo um livro dele que ela diz ser maravilhoso. Não lembro o nome agora.

Bia... disse...

pois é Faber, acontece
gente de cabeça pequena, mas por outro lado você deveria dar graças a Deus por ter uma turma tão interessada como a minha que você tem de pedir para pararem de bolar estratégias hipotéticas sobre uma possível evacuação japonesa antes do ataque em Hiroshima e Nagazaky haha!

Arthur disse...

Depois que a gente descobre do que você tá falando tudo faz tanto mais sentido! :)