terça-feira, 29 de julho de 2008

:: Off Road

Eu não pedalo sempre, mas sempre que pedalo sigo um mesmo roteiro. Vou do Aterro do Flamengo ao Leblon e volto, passando por Botafogo, Copa e Ipanema. São 26km. E aí que outro dia eu resolvi mudar meu roteiro. Subi a Mena Barreto para dar umas voltas na Lagoa. Mal sabia eu o que encontraria pelo caminho...

Pra falar a verdade eu já até havia sido alertado sobre as aventuras às quais se submete quem se dispõe a pedalar na ciclovia da Mena Barreto, que liga a Enseada de Botafogo à Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas pensei que era exagero, sabe? Não era.

Não é novidade que os pedestres ignoram solenemente algumas regras básicas de respeito às ciclovias. Quem acompanha o buteco deve se lembrar do surto geração-saúde que o cajibrina teve há alguns meses: o coitado resolveu pedalar e escreveu, puto da vida, sobre a arte de se desvencilhar dos pedestres, ciclistas lerdos, dondocas passeando com seus cachorrinhos, turistas atravessando a ciclovia sem olhar para os lados e otras cositas más.

Como se já não bastassem estes obstáculos há também carros estacionados sobre a ciclovia, raízes de árvores destruindo as estreitas faixas de circulação, desníveis dignos de pista de motocross... E então, aproveitando que estava com meu celular no bolso (e isso significa que eu também tinha uma câmera no bolso), resolvi documentar a aventura e fazer um post-denúncia. Olha que belezura.

Desnível dos bons na Visconde Silva, na altura do Centro Cultural Sérgio Porto

Você desvia das raízes e bate no Honda Civic estacionado logo adiante.

Na General Polidoro a disputa é selvagem!

Em frente ao Pro-Cardíaco dá vontade de buzinar, só de sacanagem.

Pelo menos, no final rola uma recompensa...

5 comentários:

Breno disse...

Faber!
Nossa, parabéns pelo trabalho que se deu ao fotografar os desníveis gravíssimos na ciclovia. Além de ser perigoso andar de bicicleta pelo Zona Sul - graças à violência - o é também devido às pistas. Hoje quando fui à praia de Copa, a prefeitura estava fazendo obras na ciclovia. Espero que façam onde realmente precisa de consertos.

olha, os blogs são (hahaha, se tiver paciência pra lê-los): de cinema - www.cinnematographe.blogspot.com
música - www.musicruletheworld.blogspot.com
geral - www.introventivo.blogspot.com

p.s: há quanto tempo não comentava por aqui!

Heitor Achilles disse...

Realmente... São muitos os problenas de nossa cidade e daqueles que nela habitam ...

Mas como diria o meu velho amigo Cazuza:
"A burguesia fede!"

Suzana disse...

isso, Faber!
se junta à causa! vamos acabar com essa cultura idiota de carros. o lance é ir e voltar de bicicleta. a gente quer respeito.

o movimento de tomada das ruas começou! vamos juntos, em frente, ciclista!

Faber disse...

uhuuul!

André Lima disse...

Então:
Foi de um internet explorer. Vi do link do Resolvi Escrever. Ficarei 1min26seg no site....mmm...deixe-me ver o que mais....bom é isso. Vamos ver o Analytics falará a verdade.